A madona é uma grande cantora mas uma frase para descrever é não ficou para titia porque gente ela tem oque uns 54 anos.Mesmo fazendo muito suseso eu acho que o tempo dela ja pasou.
Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), é uma cantora, produtora de teatro e música, bailarina, atriz, modelo e empresária dos Estados Unidos com ascendência italiana. Sua carreira é marcada por seu sucesso na música, fracasso no cinema e polêmicas e controvérsias que suscitou. É nomeada de The Queen of Pop ("A Rainha do Pop") e apelidada de Material Girl.[2][3][4] Com 200 milhões de álbuns e 100 milhões de singles vendidos,[carece de fontes] Madonna é uma das cantoras que mais vendeu álbuns e singles na história da música mundial.[carece de fontes] Ela é também a segunda cantora mais vendida dos Estados Unidos, com 64 milhões vendidos.[5] Madonna é a segunda cantora com maior longevidade na Billboard, com 16 anos entre seu primeiro número um e o último, em 1984 e 2000, atrás de Cher. Ao longo de sua carreira, Madonna já colocou vários hits no topo das paradas mundiais. Dentre seus maiores sucessos estão "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue", "Frozen",Ray of light, "Music", "Hung Up", "4 Minutes", entre muitos outros.
Em 2008, Madonna ficou em 2º lugar no "Billboard Artistas Top Hot 100 All-Time" , fazendo dela a artista solo mais bem sucedida na história da carta. Em 2008, ela também foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2006 o Guinness World Records a elegeu como a cantora mais bem paga do ano, com uma fortuna estimada em 600 milhões de dólares. Sua última turnê mundial Sticky and Sweet Tour, arrecadou 408 milhões de dólares, sendo a turnê mais lucrativa já realizada por um artista solo.[6]
Madonna concentra seu trabalho no pop, mas também fez incursões em outros estilos como a dance, o R&B, a música disco e o pop rock. Ganhou diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles: 9 Grammy Awards, 1 Globo de Ouro pela sua participação no filme musical Evita, 4 EMA, e é a maior vencedora do VMA da história, com 21 prêmios ganhos, e do Framboesa de Ouro, com 9 prêmios (incluindo "Pior atriz do século").[2][7] Estimada como uma das artistas femininas mais influentes na música pop, Madonna também é notada por renovar frequentemente seu trabalho, criando um padrão de vanguarda. Ela também usa seus videoclipes, shows e entrevistas para comunicar sua posição sobre sexo, religião e política, criando várias polêmicas ao longo de sua carreira.
Madonna na conferência de Filth and Wisdom em Berlin, Alemanha, 2008.
Informação geral
Nome completo Madonna Louise Veronica Ciccone
Apelido Maddy, Madge, Material Girl, Queen of Pop (Rainha do Pop), M-Dolla (alter ego)[1]
Data de nascimento 16 de agosto de 1958 (52 anos)
Origem Bay City, MI
País Estados Unidos
Gêneros Pop, dance
Instrumentos voz, violão, guitarra,percussão
Período em atividade 1978 - presente
Gravadora(s) Artist Nation(2008),
Warner Bros.(1982-2008),
Maverick Records(1992-2004),
Sire Records(1982-1994)
Afiliações Britney Spears, Justin Timberlake, Christina Aguilera, Pharrell Williams, Kanye West, Lil' Wayne
Influência(s) Chic, Arthur Baker, Donna Summer, ABBA, The Beatles, David Bowie, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Stevie Nicks, Prince, William Orbit, Giorgio Moroder, Patrick Hernandez, Village People[2]
Página oficial www.Madonna.com
Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), é uma cantora, produtora de teatro e música, bailarina, atriz, modelo
De 1958-1981: Começo de vida e início da carreira
Madonna nasceu no hospital Bay City Mercey, na cidade de Bay City, às 7:05 da manhã.[8] Sua mãe, Madonna Louise, era descendente de franceses canadenses, e seu pai, Anthony Silvio Ciccone da primeira geração de uma família de ítalo-americanos de sete filhos, sua família é originária da comuna italiana de Pacentro, da região de Abruzos. Madonna é a primeira filha mulher e a terceira criança do casal. Seus irmãos mais velhos chamam-se Martin e Anthony, e seus irmãos menores são Christopher, Paula, Melanie, Mario e Jennifer. Seu pai fazia projetos para a General Motors e para a Chrysler. Madonna era apelidada de "Little Nonni", para distinguir ela de sua mãe. Madonna foi criada nos subúrbios de Detroit Pontiac e Avon (que passou parte de Rochester Hills),.[8][9] Durante um concerto em Montreal, Madonna revelou que sua mãe tinha parentesco com o líder patriota Louis-Joseph Papineau (que mais tarde explicaria seu parentesco com as cantoras Céline Dion e Lynda Lemay, e com Camila, Duquesa da Cornualha).[10] Seu avô paterno, não tendo diploma, teve de exercer sua atividade como transportador por um pequeno salário, criou seus filhos de forma severa, ensinando-lhes disciplina, respeito. Seu pai aplicou à Madonna e seus irmãos o mesmo método, para garantir-lhes um futuro melhor.[11]
Com apenas cinco anos, perdeu sua mãe, Madonna Louise Fortin (11 de julho de 1933 - 1 de dezembro de 1963), em decorrência de um câncer de mama. A morte dela será um tema recorrente em sua música, como por exemplo nas músicas Promise To Try, Mer Girl e Mother And Father.[8] Elsie Fortin, sua avó, no entanto, manteve-se muito muito próxima de Madonna, que adorava passar o tempo com ela, e vice-versa.
Madonna passou sua infância em Pontiac, depois foram para Rochester Hills, onde concluiu o ensino médio na Rochester Adams High School. Ela cresceu admirando artistas e personalidades como Bette Davis, Cher, Marilyn Monroe, Michael Jackson, Greta Garbo, Marlene Dietrich, Grace Kelly, Fred Astaire, Rita Hayworth, Marlon Brando, Jimmy Dean, Katherine Hepburn, entre outros.
O pai de Madonna, Silvio "Tony" Ciccone (nascido em 6 de junho de 1931), foi um engenheiro da empresa americana Chrysler, e se aposentou em 1994. Três anos depois da morte de sua primeira esposa, com quem se casou em 3 de julho de 1955, casou-se com Joan Gustavson, uma empregada da família, com quem teve dois filhos, Luigi e Mario, e que vive até hoje. Christopher, caçula de Madonna Louise Fortin, virá a ser, dos irmãos, o mais próximo, e que dirigiu duas de suas oito turnês (Blond Ambition Tour] e The Girlie Show) e que apareceu em alguns dos seus primeiros vídeos. Mas no futuro, uma biografia não autorizada escrita por Christopher intitulada, "Life With My Sister Madonna" ("A Vida Com Minha Irmã Madonna" em tradução livre), geraria atrito entre os dois.[12] A cantora está de certa forma mais distante de seus meio-irmãos e irmãs: Joan não se dava bem com Madonna, que visivelmente, não gostava da idéia de seu pai ter filhos com outra mulher, mas ao que tudo indica, ela se reconciliou com o pai e a madrasta.
Muito jovem, faz aulas de piano, mas, convence o pai a deixa-la fazer aulas de balet. Sua madrasta a inscreve em uma escola católica, em que participava ativamente das atividades artísticas. Suas faculdades intelectuais torna seu acesso à universidade mais fácil. Por um certo tempo é líder de torcida, nunca faltando imaginação para se destacar das outras garotas. Mais tarde, descobre-se que seu QI é acima da média, com 140 pontos.[8][13] Mesmo com excelentes resultados, deixa a Universidade do Michigan, onde fazia aulas de dança,[14] o que causa profunda decepção do pai. Decide ir para Nova Iorque, com o sonho de ser bailarina.
[editar]Anos 1980
Por volta de 1980 a banda "Breakfast Club", onde Madonna foi baterista, guitarrista e vocalista, tinha terminado. Depois do fim da banda, Madonna criou outra, a "Emmy", com um antigo namorado, Stephen Bray. Os dois brevemente decidem afastar-se da "Emmy" e começam a trabalhar em conjunto em canções.
Em 1981, devido a dificuldades financeiras, Madonna participou como "vocal de apoio" em três canções do cantor alemão Otto Von Wernherr ("Wild Dancing", "Cosmic Climb" e "We Are The Gods"). Mais tarde, quando Madonna se tornou famosa, Otto seleccionou as pequenas frases cantadas por Madonna e lançou-as como "canções".
Entretanto, uma cassete com as canções que Madonna criou com Bray chegou às mãos do produtor e DJ Mark Kamins que a entregou à editora discográfica Sire Records, que contratou Madonna em 1982.
[editar]Madonna
Madonna lançou seu primeiro single em outubro de 1982 ("Everybody"), que fez um pequeno sucesso nos EUA. E em março de 1983 Madonna lança "Burning Up", seu segundo single que fez sucesso consideravelmente melhor do que o anterior.
Com o pequeno sucesso da cantora, a gravadora deu permissão de Madonna gravar seu primeiro disco, com 6 músicas inéditas; nas quais mais três foram singles e alcançaram um bom lugar nas rádios locais e do mundo. O disco iria receber o nome de “Lucky Star”, com fotografias de Maripol, mas Madonna por fim decidiu dar seu nome ao disco, que em 1985 foi relançado com o nome de The First Album. No total, o disco vendeu 9 milhões de cópias.
[editar]Like A Virgin, Procura-se Susan Desesperadamente e The Virgin Tour
O seu segundo álbum, Like a Virgin é lançado em novembro de 1984 e a faixa título apresentada no primeiro MTV Video Music Awards onde Madonna surgiu de um bolo vestida de noiva, seguindo-se uma performance na qual a cantora acabaria por rolar pelo chão. A apresentação foi considerada muito ousada para os padrões da época e a imagem de Madonna ficou marcada por tal episódio,mesmo assim, o momento é considerado um dos mais marcantes da história da música pop mundial. A música permaneceu durante seis semanas no topo das paradas de sucesso. Like a Virgin conseguiu o certificado 10x diamante nos EUA com uma vendagem de mais de 10,5 milhões de cópias.
Em 1985 Madonna acabou conquistando o fama mundial com sucessos como "Material Girl", "Into The Groove" e "Crazy for You". Em Julho do mesmo ano estréia o filme Procura-se Susan desesperadamentente (em Portugal, Desesperadamente Procurando Susana) no qual Madonna ofuscou a protagonista, Rosanna Arquette. Aos 13 de Julho de 1985, participa da edição do Live Aid, evento organizado por Bob Geldof, que pretendia angariar fundos para resolver a crise de fome que se vivia na Etiópia. Também nesse ano, Madonna se casa com o ator Sean Penn (no dia do seu vigésimo sétimo aniversário) e estréia sua primeira turnê nos Estados Unidos e Canadá, a The Virgin Tour. O álbum vendeu 20 milhões de cópias.
[editar]True Blue, A Surpresa de Shangai e Who's That Girl Tour
No começo de 1986, Madonna iniciou uma colaboração com Patrick Leonard que se prolongaria até finais da década de oitenta e da qual nasceram muitas das canções mais conhecidas da artista. Em Junho de 1986 foi lançado o disco True Blue, que vendeu 7,5 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Em Novembro do mesmo ano surge o seu segundo filme, "Shanghai Surprise" (em Portugal, A Surpresa de Xangai), que não teve o sucesso de audiências e de crítica semelhante ao que Madonna encontrou com o primeiro.
Apesar do fracasso cinematográfico, em 1987 Madonna protagoniza o filme Who's That Girl (em Portugal, Quem é Aquela Rapariga e no Brasil Quem é essa garota?), no qual interpreta uma ex-presidiária, que foi acompanhado pela trilha do filme enquanto sai na sua primeira turnê mundial com mesmo nome ("Who's That Girl Tour").Madonna passaria a maior parte do ano de 1988 a ensaiar e a trabalhar no seu primeiro papel no mundo do teatro, na peça "Speed: the plow", tendo sido convidada pelo dramaturgo e cineasta David Mamet para protagonizar o projeto. Em dezembro deste ano, Madonna pede o divórcio de Sean Penn.O álbum vendeu 22 milhões de cópias e bateu récordes da época, inclusive ficou em 1º lugar em 22 países indo para o Guiness Book até então como o álbum que ficou em 1º lugar em mais países simultâneamente. Esse recorde futuramente iria ser quebrado por ela mesma mais de uma vez.
[editar]Like A Prayer
Em 1989, é lançado o disco Like a Prayer, aclamado pela crítica, que sempre se tinha mostrado relutante em relação a Madonna e no qual se juntavam elementos da música pop, dance e rock. O videoclipe da faixa título do disco gerou polémica pelo fato da artista se envolver romanticamente com um santo negro em uma igreja, com referências a símbolos do catolicismo, como os estigmas de Cristo. Além de dançar sensualmente com cruzes queimando ao fundo, numa alusão ao Ku Klux Klan, o clipe da canção acabou por motivar os executivos da marca de refrigerantes Pepsi a cancelar um comercial que a cantora gravou com a canção como trilha. Contudo, Madonna não foi obrigada pela marca de refrigerantes a devolver os cinco milhões de dólares que recebeu segundo o estabelecido no contrato. Outros sucessos do álbum Like a Prayer foram "Express Yourself", "Cherish", "Oh Father" e Dear Jessie".Like a Prayer vendeu 14 milhões de cópias na época e foi considerado pela revista Rolling Stones "o que o pop pode chegar mais perto da arte". O álbum ficou na posição 237 da lista dos 500 melhores álbuns da história.
[editar]Anos 1990
[editar]Dick Tracy e The Immaculate Collection
Madonna em 1990.
Em 1990 Madonna regressou ao mundo do cinema com o filme Dick Tracy, no qual desempenhou o papel de Breathless Mahoney, lado a lado com o ator Warren Beatty, com quem manteve uma relação amorosa. O filme foi acompanhado por uma trilha sonora, o disco I'm Breathless: Music from and Inspired by the Film 'Dick Tracy', onde foi também incluída a canção "Vogue". Uma das canções do disco, "Sooner or Later (I Always Get My Man)" ganhou o Oscar de melhor canção original e foi interpretada por Madonna na cerimônia de entrega dos prêmios em 1991. Seu acompanhante naquela noite foi ninguém menos que Michael Jackson.I'm Breathless vendeu 6 milhões de cópias.
No final do ano, Madonna lançou a sua primeira coletânea de sucessos, The Immaculate Collection. Além de quinze sucessos dos anos 1980, Madonna incluiu duas novas canções, "Justify My Love" (escrita e produzida em parceira com Lenny Kravitz) e "Rescue Me".A coletânea vendeu 26 milhões de cópias.
O videoclipe de "Justify My Love" foi banido na MTV devido ao seu conteúdo erótico. A gravadora de Madonna decidiu lançá-lo comercialmente, tornando-se o primeiro vídeo single já lançado (no formato VHS) e vendendo mais de 4.000.000 de cópias apenas nos EUA.
Em 1991, Madonna lançou o documentário "Truth or Dare" (título nos EUA)/"In Bed with Madonna" (título internacional) ("Na Cama com Madonna") no Festival de Cinema de Cannes, no qual se mostravam os bastidores da turnê mundial "Blond Ambition Tour".A Turnê foi eleita a maior do ano pela revista Rolling Stone.
Também em 1991, Madonna ganhou seu primeiro Grammy. Foi na categoria de Melhor Performance em Vídeo Longo por "Blond Ambition Live".
[editar]SEX, Erotica e The Girlie Show
A 21 de Outubro de 1992, Madonna lançou o livro SEX, um trabalho com fotografias de Steven Meisel, onde na maioria a cantora está nua, sozinha ou com celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice, em situações que retratavam fantasias eróticas da cantora (algumas das quais de carácter sadomasoquista, voyeurismo e lésbica. Imagens como a da cantora pedindo carona em estradas americanas, exibindo seu recente dente de ouro, chicotes, correntes e máscara e unhas negras acabaram por contribuir para o período mais escandaloso de sua carreira. Ainda no mesmo ano, lança um novo disco, Erotica, de onde foram extraídos novos sucessos, como "Deeper and Deeper", "Rain" e a própria faixa título, de novo acompanhada por um vídeo controverso devido ao seu conteúdo erótico.
Em 1993 a cantora visitaria pela primeira vez o Brasil com sua turnê "The Girlie Show", com shows esgotados nos estádios do Morumbi (São Paulo) e do Maracanã (Rio de Janeiro).
[editar]Bedtime Stories, Something To Remember, gravidez e Evita
Eva Perón que Madonna interpretou no filme Evita.
Depois da controvérsia, Madonna volta ao público com um novo álbum, dessa vez mais calmo e romântico. Bedtime Stories é lançado em 1994 com grandes sucessos como "Secret", "Take a Bow", "Bedtime Story", e uma canção na qual a artista se dirige a todos os que a criticaram anteriormente, "Human Nature" (onde canta "Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana").O álbum vendeu 6 milhões de cópias.
Em 1995, foi lançada a primeira colectânea romântica, Something To Remember, com as baladas mais famosas e faixas inéditas: "You'll see", "One More Chance", "I Want You". A coletânea vendeu 9 milhões de cópias.
Em 1996, Madonna ficou grávida do seu treinador pessoal, Carlos León. No dia 14 de Outubro daquele ano, deu à luz sua filha, Lourdes Maria Ciccone Leon, que Madonna trata por "Lola". A escolha do nome Lourdes esteve relacionada com o fato da mãe de Madonna ter recebido durante a sua doença pequenas garrafas de água do santuário católico de Lourdes, em França.
Em seguida Madonna estrelou o filme mais marcante de sua carreira, Evita, no qual ela encarna a ex-primeira-dama argentina Eva Perón. O filme concorreu em várias indicações nas premiações de cinema, como Oscar e Globo de Ouro. Madonna ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Don't Cry For Me Argentina e You Must Love Me ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.
Na Alemanha, recebeu seu segundo prêmio ECHO (ela e Cher são as únicas artistas a conseguir esse feito).
[editar]Ray of Light e Cabala
Em 1998, depois de quatro anos sem lançar um álbum inédito, Madonna reaparece aparentemente mais madura, com um estilo musical novo. O álbum Ray of Light reflete influências da música techno com toques de guitarra e violão em camadas de produção do estilo chamado ambient, misturados com uma estética de cunho místico extraída de religiões como o hinduísmo e budismo, bem como da tradição mística do judaísmo, a Cabala, da qual se tornou uma estudiosa. A nível das letras estas revelam-se mais pessoais e a voz de Madonna, depois da experiência musical de Evita, mostra mais afinação, vibração e visceralidade em contraste com seu timbre sem potência e infantil. Ray of Light, disco cujo principal produtor foi William Orbit, foi o álbum mais aclamado pela crítica depois de Like a Prayer. Com esse álbum, Madonna ganhou vários prêmios, entre os quais quatro Grammy, seis VMA incluindo Vídeo do Ano e dois EMA incluindo Melhor Álbum, além de ultrapassar a marca de 10 milhões de cópias vendidas. "Frozen", "Ray of Light", "The Power of Good-Bye" e "Nothing Really Matters" (cujo video a cantora retrata as gueixas do romance que daria origem ao filme Memórias de uma Gueixa) foram os sucessos mundias. O álbum vendeu 14 milhões de cópias.
Também em 1998, Madonna acompanhou a Copa do Mundo de 1998 de futebol. O jogador chileno Iván Zamorano despertou sua atenção a ponto dela chamá-lo de "símbolo sexual da Copa do Mundo".
Em 1999, foi sucesso a canção "Beautiful Stranger", da trilha-sonora do filme "Austin Powers: The Spy Who Shagged Me", vencedora da categoria de melhor vídeo de trilha-sonora no VMA e do Grammy de melhor música de um filme.
[editar]Anos 2000
[editar]Music, Guy Ritchie, Drowned World Tour e GHV2
Estátua de cera de Madonna no México em 2000.
Em 2000, lançou Music, ainda com influências electrónicas, porém numa estética country. Music fica no topo das paradas mundiais por várias semanas, e a faixa título é considerada um dos maiores sucessos da carreira da cantora, tendo se tornado o décimo segundo single a atingir o primeiro lugar das tabelas de vendas. Do álbum foram retirados mais dois singles, "Don't Tell Me" e "What It Feels Like for a Girl".
A 22 de Dezembro do mesmo ano, Madonna casa com o realizador de cinema inglês Guy Ritchie no Castelo Skibo na Escócia. Na mesma ocasião foi batizado o filho do casal, Rocco.
Ainda em 2001, Madonna lançou-se numa turnê mundial denominada "Drowned World Tour". A turnê foi muito bem sucedida tanto nas críticas quanto na arrecadação, e foi tema de um programa de televisão nos Estados Unidos, que informaram sobre as vendas do DVD no mês de novembro de 2001 para coincidir com o lançamento de seu segundo álbum de grandes sucessos, GHV2. Diferente de sua coletânea de 1990, GHV2 não possui nenhuma canção inédita, e foi promovido através de um remixe de algumas de suas canções.
No mesmo ano a Encyclopædia Britannica anunciou que passaria a incluir o verbete "Madonna" em futuras edições da obra por considerar a artista um ícone da cultura pop contemporânea, tanto que o verbete já está incluso na versão online da enciclopédia.[15] Ainda segundo a Encyclopædia Britannica, Madonna é uma das 300 mulheres que mudaram o mundo.[16]
[editar]American Life, Remixed & Revisited, Re-Invention Tour
Em 2003, influenciada pelo clima de pré-guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, lança American Life, um álbum com uma mensagem mais política e crítica. Na capa e encarte Madonna se inspira em Che Guevara. O seu primeiro single, "American Life", teve seu clipe proibido de passar na televisão um dia após seu lançamento pela própria cantora, alegando respeito aos soldados da guerra. Nessa versão do clipe, ela (de um tanque de guerra sobre uma passarela de desfiles de moda com um fundo projetando fogo) joga uma granada a um sósia de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, que a utiliza para acender um charuto, sem contar o inusitado rap condenando a obsessão por fama e fortuna da canção. Dias após a proibição, Madonna lançou uma segunda versão do vídeo, na qual aparecem bandeiras de vários países ao fundo, fazendo do clipe algo mais pacífico. American Life é o grande fracasso da carreira de Madonna nos EUA, mas fez sucesso no resto do mundo. Apesar das vendas fracas, a faixa título, Love profusion e Hollywood se destacam nas paradas musicais deste período, esta última canção foi interpretada por Madonna na cerimónia dos "MTV Video Awards", numa versão "remix", acompanhada por Britney Spears e Christina Aguilera. Vestidas de noivas, as duas jovens artistas recriaram a actuação de Madonna de há vinte anos atrás com "Like a Virgin", tendo Madonna assumido a personagem de noivo, com a participação da rapper Missy Elliot. Nesta ocasião Madonna beijou as duas cantoras na boca, um acto que alguns intepretaram como uma referência de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, um tema controverso na época nos Estados Unidos. Essa nova versão de Hollywood faz parte do EP Remixed & Revisited, cujo alvo era revitalizar o álbum American Life. Nele foram incluídas 5 versões remix de diversas canções do controvertido álbum e "Your Honesty", uma canção que ficou de fora do álbum Bedtime Stories de 1994. Este EP vendeu meio milhão de cópias ao redor do mundo. O álbum vendeu cerca de quatro milhões de álbuns sendo considerado uma venda baixa, mesmo sendo fracasso nos EUA colocou 3 músicas no top 20 da lista dance da billboard.
Madonna e Britney viriam ainda a colaborar numa canção, "Me Against The Music", incluída no álbum "In The Zone" de Spears.
Durante o ano de 2004, Madonna embarcou numa turnê mundial chamada Re-Invention Tour, na qual interpretou grandes sucessos da sua carreira em versões completamente novas. A turnê terminou na cidade de Lisboa, com dois dias de espectáculos no Pavilhão Atlântico, a 13 e a 14 de Setembro. Durante a turnê, foi gravado um novo documentário, I´m Going to Tell you a Secret, sobre a turnê e a vida pessoal de Madonna. Previa-se que o documentário fosse apresentado em festivais de cinema (como o de Cannes ou de Veneza) durante 2005, mas este foi rejeitado. O documentário acabou por ser apresentado em vários canais de televisão no Outono de 2005.
[editar]Confessions on a Dance Floor, Confessions Tour e adoção
Madonna no festival de Coachella em 2006.
Em Novembro de 2005 Madonna lançou o seu novo disco, Confessions on a Dance Floor, que, segundo a crítica, é um dos melhores álbuns de sua carreira. Confessions On A Dance Floor vendeu 9 milhões de cópias no mundo. O disco acabou por vazar na internet antes de seu lançamento oficial, o que deixou a cantora descontente. O álbum, de estilo marcadamente eletrônico com influências de house e disco, foi produzido por nomes como os suecos Bloodshy & Avant, Mirwais e principalmente por Stuart Price, além da própria Madonna. O primeiro single e faixa de abertura do disco, Hung Up, contém "samples" da canção Gimme Gimme Gimme dos ABBA, tendo tido a sua primeira apresentação internacional a 3 de Novembro de 2005 no MTV Europe Music Awards em Lisboa. Hung Up ficou em#1 em 47 países, tornando-se a música que ficou em#1 em mais países na história, quebrando o recorde dos Beatles. Em Março de 2006 foi lançado o segundo single do álbum, "Sorry". Seguiu-se "Get Together" em Junho, e "Jump", no Outono de 2006.
Em 2006, Madonna iniciou a turnê mundial "The Confessions Tour" na qual interpretrou temas do seu mais recente disco e clássicos retrabalhados recebendo um toque "disco". É considerada, pelos críticos, a melhor turnê da Madonna desde a histórica Blond Ambition. A turnê começou no dia 21 de Maio em Los Angeles, passando por outras cidades da América do Norte e pela Europa, antes de terminar no Japão. O estilista francês Jean-Paul Gaultier desenhou os figurinos que a artista e os dançarinos usaram nos espectáculos, segmentados em quatro blocos: "Equestre", "Acústico", "Oriente Médio" e "Disco". A turnê arrecadou US$ 200.000.000,00 e um público de 2.000.000 de pessoas.
Ainda em 2006, Madonna entrou para o Guinness como a cantora mais bem paga do mundo por ter ficado 180 milhões de dólares mais rica em 2005.
Madonna empresta também a sua voz à personagem da Princesa Selenia no filme de animação Arthur and the Minimoys, do realizador Luc Besson, que estreou nos cinemas em finais de 2005.
A 10 de Outubro de 2006 Madonna iniciou o processo legal de adoção de David Banda, um menino natural do Malawi (nascido a 24 de Setembro de 2005) que conheceu durante uma visita ao país. A criança saiu do Malawi a 18 de Outubro de 2006 com destino à residência de Madonna em Londres.
O DVD The Confessions Tour foi lançado mundialmente no dia 29 de janeiro de 2007. O DVD inclui o show completo da turnê e um CD com algumas canções em versão ao vivo. O DVD atingiu o primeiro lugar nas paradas de países como Itália, México, China, Rússia e Brasil.
Em fevereiro de 2007, Madonna foi garota-propaganda da marca sueca de roupas H&M, em uma campanha internacional milionária, onde é lançada uma linha exclusiva de roupas e acessórios desenhados por ela mesma, chamada "M by Madonna". Fotografada por Steven Klein, a campanha teve lançamento comercial a partir de março de 2007, e fez muito sucesso.
Além disso, a cantora recebeu um Grammy de Melhor Álbum Dance/Eletrônico por "Confessions On A Dance Floor".
Em Março de 2007, Madonna foi garota-propaganda milionária de um projeto arquitetônico de luxo na baía de Tóquio, cujo nome é Brillia Mare Ariake. As fotos da campanha e os comerciais de TV foram feitos por Steven Klein.
[editar]Hey You, Live Earth e Live Nation
Madonna lançou a música Hey You em 2007 como sua colaboração para o evento músical Live Earth que visa conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global. Seu download ficou disponível temporáriamente no site oficial do concerto, tendo mais de 1 milhão de acessos apenas para baixar a música.
No dia 15 de junho de 2007, a revista Forbes publicou sua lista anual sobre as celebridades mais poderosas do mundo. A lista é mensurada considerando a popularidade do artista nos meios de comunicaçao e o faturamento anual do mesmo. Madonna surge em 3º lugar devido ao faturamento de 200 milhões de dólares com sua última tournê Confessions Tour e por ocupar o primeiro lugar em noticias da internet, Madonna apenas fica atrás de Oprah Winfrey e Angelina Jolie, A lista inclui outros nomes da música, casos de Elton John (7º), Jay-Z (9º), Bon Jovi (18º), U2 (22º) ou 50 Cent (32º), somente.
Em Julho de 2007, a cantora rouba a cena no evento Live Earth cantando Hey You, Ray Of Light, La Isla Bonita e Hung Up.
Após muita especulação, no dia 16 de Outubro a cantora assina com a Live Nation, deixando de lado a Warner Music. A Live Nation empresa, expert em turnês e eventos ao vivo, criou uma gravadora para abrigar o mega conglomerado multimédia que é Madonna. O novo contrato tem duração de 10 anos e inclui a exploração sem limites da marca Madonna. O valor do contrato é estimado em 120 milhões de dólares. Madonna também detem ações da Live Nation como sócia marjoritária.
Em 2008, Madonna recebeu mais um Grammy. Dessa vez de Melhor Performance em Vídeo Longo por "The Confessions Tour".
Em Fevereiro de 2008, A Imagem de Madonna é usada na Campanha da "SunSilk" (Unilever) uma linha de produtos para cabelos. Madonna ficou 15 milhões de dólares mais rica sem trabalho algum, apenas emprestando sua imagem em cenas de arquivos em fotos, um trechinho da música de "Ray of Light" e da então inédita, "4 Minutes", que foram usadas mundialmente na campanha dos produtos de cabelos.
Depois de dirigir o comercial de TV da H&M, Madonna também decidiu dirigir seu primeiro curta-metragem, intitulado "Filth and Wisdom", o curta conta com atuações de Elliot Levey e Richard E.Grant.
[editar]Hard Candy, Sticky & Sweet Tour e separação
Madonna canta "Beat Goes On" durante a Sticky & Sweet Tour
O novo disco possui uma nova sonoridade jamais trabalhada diretamente por Madonna, R&B e Hip-Hop mesclados e unidos ao bom e velho Pop e Dance no estilo mais anos 1980, e entre os colaboradores da produção estão Timbaland, Justin Timberlake, Pharrell Williams. O álbum estreou em #1 em 37 países, incluindo Estados Unidos e Brasil. Foi o sétimo álbum da Madonna a estrear em #1 na Billboard 200, tornando-a a segunda cantora com mais discos#1 na parada, atrás apenas da Barbra Streisand que tem 8 discos #1. Até agora Hard Candy já vendeu 3 milhões de cópias em todo o mundo.O primeiro single do novo álbum Hard Candy chama-se "4 Minutes" (#3 na Billboard Hot 100) e foi lançado no final de Março de 2008 e cujo vídeo foi dirigido pela dupla Jonas&François. O segundo single é Give It 2 Me, gravado em Abril de 2008, e lançado em 31 de maio do mesmo ano. Foi dirigido por Tom Munro. No dia 23 de Agosto de 2008, Madonna começou a turnê mundial batizada de Sticky & Sweet em Cardiff, País de Gales, Madonna percorreu a América do Norte, Europa e América do Sul. A cantora visitou países que não ia há mais de 15 anos como Brasil, Argentina, Chile, México entre outras cidades européias e norte-americanas. Em 2009 a turnê Sticky & Sweet passou por 32 paises.
A turnê Sticky and Sweet, registou o recorde de lucros de uma turnê para uma artista feminina solo, ao reunir 280 milhões de dólares, somente na primeira parte (em 2008). Ao todo, seu faturamento foi de 408 milhões de dólares.[17]
Na cidade de Marselha, França, no dia 16 de julho de 2009, o palco onde seria realizada uma apresentação da cantora caiu, matando duas pessoas e deixando várias feridas, o show foi cancelado. Durante a apresentação da turne na cidade de Udine, Itália, Madonna pediu desculpas e até chorou pela morte trágica dos operários dizendo estar "devastada por estar associada a isso".[18][19][20][21]
Em 15 de Outubro de 2008, a porta-voz de Madonna, Liz Rosenberg, confirma o divórcio entre a cantora e Guy Ritchie. O divórcio oficial deu-se a 21 de Novembro do mesmo ano, acabando com o casamento que em dezembro, faria 8 anos. Provavelmente, ela teria pago entre US$76 milhões e US$92 milhões a ele, colocando-os na posição 4 dos divórcios mais caros da Forbes. Madonna e Guy Ritchie contestaram os números.[22]
O registro oficial da turnê Sticky & Sweet Tour foi lançado mundialmente no dia 29 de março de 2010, em DVD e Blu-ray. O DVD inclui o show completo da turnê e um CD com treze canções em versão ao vivo.
[editar]Jesus Luz e Mercy James
A adoção de Mercy James causou protestos em Nova Iorque. O cartaz diz, em português: "Madonna, as crianças africanas que você comprou não precisam de cabala. Ele precisa do pai dele."
Madonna começou um relacionamento amoroso com o modelo brasileiro Jesus Luz em dezembro de 2008 quando passou pelo Brasil com sua turnê Sticky & Sweet. Eles se conheceram em um ensaio fotográfico feito por Steven Klein para a revista W Magazine, que ocorreu no Hotel Glória. Até hoje nenhuma informação foi tida como oficial a respeito, tanto Madonna quanto Jesus Luz, que é 28 anos mais jovem que ela, não se pronunciaram, mesmo depois de vazarem fotos na internet em que os dois se beijam varias vezes, durante o aniversário da cantora na Itália e em um show no Circo Voador, e da participação do modelo no clipe de Celebration, como o DJ que Madonna tira a jaqueta e beija.
No começo de 2009, Madonna entrou com um novo pedido de adoção. Dessa vez, Madonna quis adotar a pequena Mercy James, uma malauiana de 3 anos. A princípio, o Tribunal do Malauí rejeitou os pedidos de adoção, e inclusive o pai biológico de Mercy teria entrado na briga para impedir a adoção. Madonna, sua filha Lourdes e seu filho David Banda viajaram para o Malauí e encontraram-se com Mercy. No dia 12 de Junho 2009 a adoção foi autorizada. Algunas dias depois Madonna, Mercy e seus outros filhos retornaram à Londres. Segundo o juiz, o pedido foi aceito porque "Madonna possui condições finaceiras para adotar uma nova criança" disse.
[editar]Celebration
No final de Setembro de 2009 houve o lançamento da terceira coletânea da cantora chamado de Celebration e que contém trinta e quatro sucessos da cantora desde 1982 até hoje e mais duas novas canções, "Celebration", produzida por Paul Oakenfold, e "Revolver", produzida pelo Dj Frank E. Os maiores hits foram lançados em três versões: em CD simples, um CD duplo e em DVD também duplo com os melhores videoclipes, alguns dos quais nunca foram lançados anteriormente em VHS ou DVD. O primeiro single da coletânea, "Celebration", teria sua liberação e estreia nas rádios no dia 3 de agosto, porém o hit acabou por vazar na internet fazendo com que a Warner antecipasse o lançamento do single nas rádios para o dia 30 de Julho. Este sucesso será então o último trabalho de Madonna com o rótulo da gravadora Warner Bros e ela então passará para a Live Nation. Celebration vendeu até agora mais de 1,5 milhão de cópias.
[editar]W.E., Material Girl e Hard Candy Fitness Centers
Após um periodo de férias, Madonna decidiu dirigir um filme. Ela escolheu como nome W.E., que conta a história da abdicação do trono de Eduardo VIII por Wallis Simpson e em paralelo uma história igual, porém nos dias de hoje. Em meados de 2010, Madonna em parceria com sua filha mais velha Lourdes Maria criaram uma linha de roupas, inspirada no estilo que a cantora usou durante os anos 80. A coleção chamou-se Material Girl, contou com a atriz Taylor Momsen como garota propaganda, e foi vendida pela rede de lojas de departamento Macy's. No fim do ano de 2010, Madonna e alguns investidores anunciaram a abertura de uma rede de 10 academias de ginástica que serão chamadas Hard Candy Fitness Centers. Elas serão abertas em vários países, entre eles: Brasil, Argentina, México e Rússia.
[editar]Abalos e fim na relação com Jesus Luz
No segundo semestre de 2010, na imprensa internacional, foram surgindo boatos de que a relação de Madonna com Jesus Luz estaria em crise e que eles estariam pensando em separação. Com o tempo, os boatos foram ganhando força, pois a popstar foi fotografada com o dançarino francês de ascendência argelina Brahim Zaibat, que faz parte da sua trupe de dançarinos. Depois de várias indas e vindas, logo os dois confirmaram a aparente separação. Porém, os acessores de Madonna continuam negando o relacionamento dela com Brahim, apesar das constantes aparições da cantora com o dançarino francês.
[editar]Recordes
Cantora mais bem paga do mundo: entrou para o Guinness em 2004 como a cantora mais bem paga do mundo, recebendo 80 milhões de euros.
Maior audiência de um concerto pela internet: O concerto, na "Brixton Academy", foi transmitido ao vivo pela internet e visto por 8 milhões e meio de pessoas, quebrando o anterior recorde detido por Paul McCartney.
Artista com mais canções em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar da história da Billboard, num total de seis singles.
Artista feminina solo mais vendida de todos os tempos: Madonna é a artista feminina solo mais vendida de todos os tempos com 200 milhões de albuns vendidos e 100 milhões de singles.[23]
Coletânea mais vendida da história por um artista solo: The Immaculate Collection é a coletánea de um artista solo mais vendida da história com mais de 30 milhões de cópias.[24]
Turnê solo mais lucrativa da história: Sticky & Sweet Tour é a turnê solo mais lucrativa e uma das mais bem sucedidas da história com 408 milhões de dólares arrecadados.
Maior vencedora dos MTV Video Music Awards com um total de 21 prêmios.
Hit que mais ficou em primeiro lugar na história: Hung Up ficou em primeiro lugar em 47 países, batendo o recorde dos Beatles que tinham ficado em primeiro lugar em 40 países.
Artista com mais músicas no top 10 da United World Chart: A canção “Celebration” se tornou o trigésimo single de Madonna a entrar no top 10 da United World Chart.
Cantora com mais músicas no Hot Dance Club Play: “Celebration” também chegou ao topo da parada “Hot Dance Club Play” da Billboard. Isso faz com que Madonna tenha 40 singles #1 nesse chart.
Reino Unido: A coletânea “Celebration“, alcançou o número 1 nos charts ingleses da semana. Com o fa.to, Madonna se igualou a Elvis Presley no número de discos que chegou ao topo das paradas no Reino Unido
Nenhum comentário:
Postar um comentário