Beyoncé é certamente uma artista completa. A norte-americana consegue combinar como ninguém um vozeirão, com performances, coreografias alucinantes e figurinos vanguardistas. Não é para menos que a cantora conquistou seis prêmios Grammy em 2010. Além desses, Beyoncé já recebeu outras 88 estatuetas, referentes a outras premiações, entre elas os BRIT Awards e o Peoples Choice Awards.
História da diva do Rhythm&Blues
Natural de Houston, Texas, Beyoncé Giselle Knowles é hoje uma das cantoras mais respeitadas e relevantes do cenário musical mundial.
A partir de então, Beyoncé, apesar de sua timidez, passou a participar de vários shows de talentos da escola, chegando a ser premiada por uma versão da canção “Imagine”, de John Lennon. A jovem cantora foi ganhando notoriedade, tanto que chegou a ser citada no jornal Houston Chronicle como candidata da região para prêmio local.
Ainda aos nove anos, juntou-se à amiga Kelly Rowland e fez um casting para encontrar meninas que pudessem integrar com as duas um conjunto musical. Logo depois, as duas entram em um grupo chamdo Girl’s Tyme, composto por seis garotas. O grupo adquiriu certa fama e foi levado a um estúdio na Califórina. Os produtores queriam Beyoncé nos vocais, pois viam que a garota tinha muito talento. Todavia, o Girl’s Tyme não foi muito longe.
Beyoncé e o Destiny’s Child
Ainda em 1990, Beyoncé se junta à prima, Kelly Rowland e a mais duas amigas – LaTavia Roberson e LaToya Luckett – e lança o Destiny’s Child, banda que a levou ao estrelato.
O pai de Beyoncé, Mathew Knowles – à época, vendedor de suprimentos médicos – largou o emprego em 1995 para gerenciar a carreira da filha. Nessa época, Beyoncé conhece a cantora Alicia Keys. Em 2009 as duas gravaram em parceria a música “Put it in a love song”.
No ano de 1997 o grupo assina contrato com a Columbia Records e grava a música “Killing Time”, que vira trilha sonora do sucesso de bilheteria “MIB – Homens de Preto”. No ano seguinte é lançado o primeiro álbum do conjunto, mas é somente após do lançamento do segundo disco, “The Writing’s on the Wall”, que as Destiny’s Child alcançam a fama.
No ano 2000 Beyoncé é acusada por LaTavia Roberson e LaToya Luckett de estar sendo beneficiada por Mathew Knowles. As duas saem do grupo, dando lugar a Michelle Williams e Farrah Franklin. Antes do fim do grupo, em 2001, foram lançados os sucessos “Survivor” e “Bootylicious”.
Carreira Solo
Beyoncé estrela, em 2001, o longa-metragem da MTV “Carmen – A Hip Hopera” e no ano seguinte co-estrela ao lado do comediante Mike Myers o filme “Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro”.
Em junho de 2003 é lançado o primeiro álbum solo da cantora, “Dangerously in Love”. O disco contou com a colaboração de grandes nomes da música, como Missy Elliot e Jay-Z. O álbum estreiou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo 317 mil cópias em apenas uma semana. Dois singles desse disco alcançaram o primeiro lugar da Billboard, Crazy in Love – escolhido pelo semanário inglês New Musical Express como a música da década de 2000 – e Baby Boy.
Em novembro de 2004, depois de jejum de 3 anos, Kelly Rowland, Michelle Williams e Beyoncé se juntam e gravam uma coletânea.
Em 2006, Beyoncé co-estrela o filme “A Pantera Cor de Rosa” ao lado do consagrado ator Steve Martin. Ela grava uma música para o longa, “Check on It”, que também alcança o primeiro lugar da Billboard.
Beyoncé adia a produção de seu segundo álbum – B’day- para se dedicar às gravações do filme “Dreamgirls”, adaptação de um sucesso da Broadway inspirado na carreira do grupo feminino da Gravadora Motown, The Supremes. Beyoncé interpreta a portagonista, Diana Jones e recebe duas indicações para o Globo de Ouro.
Em 4 de setembro de 2005 é lançado o disco B’day, que vende mais de 541 mil cópias em sua primeira semana.
No ano de 2008, Beyoncé interpreta a consagrada cantora de blues Etta James, no filme Cadillac Records que obtém sucesso de crítica.
Beyonce “At Last” de Etta James no filme Cadillac Records
Em 18 de novembro do mesmo ano, é lançado o mais recente álbum da cantora “I am… Sasha Fierce”. O disco duplo contém baladas, músicas de inspiração folk e faixas dançantes. Os singles “If I Were a Boy” e “Single Ladies” foram lançados ao mesmo tempo nas rádios e se tornaram sucesso absoluto. O clipe de “Single Ladies” causou furor pela coreografia e impressionou pela produção simples.
A parceria com Lady Gaga, em 2009, com as músicas Telephone e Video Phone fizeram destacar ainda mais a carreira de Beyoncé.









Na edição dos Prêmios Grammyem 2010, Beyoncé conquistou seis estatuetas – Melhor Música do Ano, Melhor Performance Vocal Feminina de R&B e Melhor Música de R&B pelo hit “Single ladies (Put a ring on it)”, Melhor Cantora de Música Pop, por “Halo”, Melhor Performance Vocal Tradicional de R&B, com “At last”, e Melhor Álbum de R&B Contemporâneo, pelo CD “I am… Sasha fierce”.
Recentemente, o periódico britânico The Guardian elegeu Beyoncé como sendo a Artista da Década. Não é à toa que seus fãs a chamam de “Queen B”.
Beyoncé desembarca no Brasil para shows da turnê “I am…” o primeiro deles acontece no dia 4 de fevereiro em Florianópolis, depois a cantora voa para São Paulo para apresentação no Estádio do Morumbi, no dia 6; vai para o Rio de Janeiro no dia 7 e para Salvador no dia 10 para apresentar-se com a musa do axé, Ivete Sangalo.
Beyoncé e as solteiras
Odiada pelas feministas e amada pelo resto do mundo, a música “Single Ladies” se tornou febre mundial. O ritmo é contagiante e a letra divertida. Nela, Beyoncé convoca todas as mulheres solteiras a exigirem de seus namorados anéis de noivado. Ela diz: “Se você gostasse [de mim] deveria ter colocado um anel [no meu dedo]“. A coreografia é um dos fatores que tornou a música tão famosa. O elenco do Saturday Night Live – Tradicional programa humorístico norte-americano – fez uma paródia divertidíssima. Muitos tentaram copiar a corografia, mas poucos conseguiram. Logo abaixo, uma ótima versão da dança em estilo oriental.
Beyoncé – Single Ladies
Alicia Keys feat. Beyonce - Put It In A Love SongSnl Beyonce and Justin Timberlake Parody Single Ladies
Beyoncé Single Ladies (Put A Ring On It)_Asian Version
Alicia Keys feat. Beyonce - Put It In A Love Song
Beyoncé e a Moda
Beyoncé tornou-se notória por seu vocal potente e danças energéticas, mas, a princípio, a diva do R&B impressionou os fashionistas por outra razão: Ela só usa roupas feitas pela mãe. Desde os figurinos dos clipes às roupas usadas em programas televisivos, todos os looks eram desenhados e costurados por sua mãe, Tina Knowles. Logicamente, com o tempo, a filha de Tina começou a ser assediada por diversas grifes e passou a vestir peças assinadas por estilistas famosos, como Armani e Versace, em eventos públicos.
Hoje, Tina Knowles assina as criações da House of Deréon, grife da família.
Inspirada em Agnez Deréon, avó de Beyoncé, A house of Deréon tem em Beyoncé uma musa e colaboradora.
O objetivo da marca é fundir o glamour das celebridades com a praticidade de uma marca global. “Um lugar de aspiração e inspiração, onde entretenimento e moda surgem juntos.”
Atê nosso próximo post
Ass: ricks & LF IPE
Beyoncé desembarca no Brasil para shows da turnê “I am…” o primeiro deles acontece no dia 4 de fevereiro em Florianópolis, depois a cantora voa para São Paulo para apresentação no Estádio do Morumbi, no dia 6; vai para o Rio de Janeiro no dia 7 e para Salvador no dia 10 para apresentar-se com a musa do axé, Ivete Sangalo
Nenhum comentário:
Postar um comentário